segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Compreender a Dislexia na Criança…sinais de alerta

Para a grande maioria das pessoas a leitura é um processo simples e automático, contudo esta é uma tarefa bastante complexa que envolve conexões cerebrais em diferentes regiões do cérebro. A dislexia é uma disfunção neurológica que se manifesta na dificuldade de aprendizagem da leitura. Deriva de alterações em diferentes regiões cerebrais, ou até mesmo, de uma insuficiente coordenação entre zonas específicas do cérebro.
A dislexia na grande maioria das vezes só se deteta no primeiro ciclo quando tem início o processo de leitura. Contudo, no decorrer da frequência do pré-escolar há alguns sinais para os quais pais e educadores devem estar alertas, tais como:
- Alterações na consciência fonológica, crianças com dificuldades em seguir ritmos, trava-línguas, lenga-lengas e em perceber rimas;
- Nomeação automática deficitária, ou seja, dificuldades na memorização de cores, números até 9;
- Dificuldades na correspondência grafema-fonema, dificuldade em perceber que a um determinado grafema (letra) corresponde um fonema (som)
A criança com dislexia apresenta problemas com a consciência fonológica e com a fonética, o que leva a que a leitura não se automatize. A compreensão será afetada e leva à frustração. Importa frisar que esta disfunção não é uma deficiência, nem revela perda de capacidades cognitivas. A criança não é preguiçosa, nem pouco inteligente, simplesmente aprende de forma diferente. Importa salientar que este transtorno poderá afetar outras áreas académicas, bem como, a nível emocional e comportamental. Neste processo a intervenção precoce tem um papel extremamente importante, sendo possível ultrapassar 90% das dificuldades. Para tal é importante, estar alerta aos sinais e proceder à referenciação da criança o mais atempadamente possível. Depois de uma avaliação psicopedagógica, será delineado um plano de intervenção com metodologias adequadas a cada caso.
Existe no nosso sistema educativo legislação em vigor que protege todos os alunos com dislexia, o DL3/2008 prevê mais tempo para a realização de provas, a leitura oral da prova e despenalização do erro em prova escrita para os casos que também envolvem disortografia.
Para a criança com dislexia, a escola é encarada com desprazer, um local onde ela trava uma luta constante, desta forma é importante que pais e professores se unam e apoiem a criança, incentivando-a, ajudando-a e principalmente valorizando o seu esforço. Porque todas as crianças têm em si um grande potencial, são inteligentes e criativas, só precisam de ter à sua volta adultos que as compreendam, que as incentivem e que as amem!

Não julguemos o comportamento ou desempenho académico de uma criança sem saber o que poderá estar camuflado!
 

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