quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

A Literatura Infantil no Desenvolvimento da Criança

Este ano de 2018 chega com um desafio pessoal e um compromisso que assumo aqui no blog com todos os que me seguem! Pretendo criar uma rubrica semanal relacionada com a literatura infantil, assunto que me é tão querido!
A literatura infantil deve acompanhar a criança desde sempre…e quando digo sempre deve começar ainda no ventre materno, em jeito de canções de embalar, histórias, lenga lengas e até nas simples conversas que temos com os nossos filhos ainda em desenvolvimento dentro de nós! Depois quando nascem devíamos criar uma rotina diária do momento da história, quer seja com recurso ao livro ou através da tradição oral. Nos dias de hoje, infelizmente, esta prática é cada vez menos comum, muitas vezes a internet e os aparelhos eletrónicos tomam o lugar do livro e da partilha de histórias em família. Sou defensora acérrima de que as histórias infantis devem fazer parte da infância de todas as crianças de uma forma prazerosa. A literatura infantil deve tomar um lugar de destaque na vida das nossas crianças, atendendo à sua importância no desenvolvimento emocional e cognitivo, na identificação pessoal da criança e na resposta a inquietações próprias do crescimento.
O primeiro livro que escolho foi editado e lançado recentemente (Dezembro/2017), chama-se “ O Gigante que não sabia Ler” foi escrito por uma pessoa muito querida, Sandra Batista. A Sandra é educadora de infância e também uma grande defensora da literatura infantil na vida das crianças. Este é um livro encantador que fala sobre a amizade, a entreajuda e a luta diária que devemos travar com os “gigantes” que nos atormentam. Uma história bonita, vivida na mais bela baía do mundo, em Setúbal, com umas ilustrações fabulosas criadas pelas mãos dos artistas plásticos Rita Melo, Ricardo Crista e João Crista.
Sinopse:
João cresceu e foi para a primária fez novos amigos e conheceu a Maria uma menina envergonhada que não conseguia ler. Preocupado quis ajudar, mas um gigante vindo de longe apareceu para os assustar…

Recomendado para maiores de 5 anos!
Boas leituras!


Sem comentários:

Enviar um comentário